Todas as Edições

SBOT-BA vai realizar Simpósio de Trauma Ortopédico no Idoso

Publicado: 11 de Maio de 2019

A SBOT-BA vai realizar, no dia 01.06, no Hotel Vila Galé Salvador, no bairro de Ondina, na capital baiana, o Simpósio de Trauma Ortopédico no Idoso. A regional baiana da SBOT ainda está comemorando o sucesso do primeiro Simpósio, que focou na Ortopedia do Joelho. O evento, que trouxe à Salvador palestrantes nacionais, foi muito elogiado pelos participantes. 

Um dos pontos altos do evento foi a homenagem ao médico Dr. Luiz Carlos Menezes, conhecido como Lapão, agraciado com uma medalha da SBOT-BA, como forma de reconhecimento pela sua humanidade e qualidade da Medicina que pratica. Durante a homenagem, todos assistiram ao vídeo em que o presidente da SBOT Nacional, Dr. Moises Cohen, enalteceu as caraterísticas pessoais e profissionais de Dr. Lapão. 

Emocionado, Dr. Lapão agradeceu a homenagem e contou que tem refletido sobre o momento de deixar a Medicina. “Eu já ouvi alguém dizer que o fruto que amadurece e não é colhido acaba apodrecendo. Eu não me sinto assim ainda. Tenho recebido outras homenagens e as pessoas sempre me questionam se não está na hora de parar, mas não me sinto nessa condição, porque ainda estou muito ativo. Acho que ainda tenho algo a passar para os mais jovens. Maduro sim! Estou com certa experiência em cirurgia no joelho! Mas devemos ter a sabedoria de saber a hora de parar e estou me preparando para isso.” 

Ele contou ainda que a homenagem da SBOT-BA foi uma surpresa. “Recebo isso com muito carinho, gratidão e como reconhecimento dos colegas que passaram por mim na época da residência. E parabenizo a SBOT-BA por esse simpósio. As aulas que assistimos foram aulas de excelência e esses cursos devem ser sempre realizados, preferencialmente em Salvador ou próximo daqui. Que possamos ter sempre sala cheia como essa”, elogiou. 

Um dos palestrantes, Dr. Camilo Partezani Helito, ortopedista cirurgião de joelho, médico assistente do grupo de joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pontuou que o programa estava bastante interessante. “Conversamos um pouco sobre os restritores secundários do ligamento cruzadoanterior, principalmente o ligamento anterolateral. Fizemos um panorama bastante extenso dessa estrutura, desde a parte anatômica, avaliação por imagem, até as técnicas de construção que desenvolvemos desde 2014, culminando com os resultados funcionais e mostrando as publicações de nosso grupo que são bastante extensas nesse tema”, resumiu. 


Ele elogiou o evento. “Esse tipo de simpósio é excelente. Você foca em temas da especialidade reunindo um público que já vem com interesse naquela área; isso agrega muito para o ensino aqui da Bahia”. 

O outro palestrante, Dr. André Kuhn, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho, e futuro presidente da entidade, explicou que educar e ensinar profissionais também é uma arte e uma missão. “Temos muita responsabilidade em relação a essas pessoas porque elas se espelham em alguém. Se damos um espelho positivo, vamos criar uma energia boa. Se não dermos reflexo positivo, essas pessoas vão achar que aquele é um modelo a ser seguido”, refletiu. 

Ele destacou que os temas que abordou foram as lesões multiligamentares, difíceis e que exigem bastante treinamento. “Tem que ter equipe, estrutura, mas principalmente um planejamento. Tem que ter uma experiência técnica e a grande maioria dos cirurgiões não têm. Precisam aprender a fazer o diagnóstico e, no caso de não saber tratar, encaminhar para quem sabe tratar o paciente”. 

Para Dr. André Kuhn, o perfil de simpósio realizado pela SBOT-BA é importante porque agrega os colegas que atuam na área, na cidade e na região. 

O ortopedista Dr. Adalberto Visco, segundo vice-presidente da SBOT nacional e presidente eleito da SBOT Nacional para 2021, também teceu elogios à iniciativa. “Esse formato de simpósio que a SBOT-BA fez para as subespecialidades é interessante porque agrega as especialidades isoladamente. Isso traz público e satisfaz as empresas, que se direcionam melhor para cada subespecialidade”. 

O Simpósio não recebeu apenas ortopedistas. Dra. Valeska de Oliveira, radiologista e especialista em músculo-esquelético, achou o perfil do curso bastante interessante por abordar temas que o radiologista enfrenta no dia a dia. “São casos de pacientes que vemos todos os dias. Para mim é interessante saber a abordagem do ortopedista para me auxiliar na interpretação dos exames de imagem. O Simpósio teve uma programação muito interessante, as aulas bastante direcionadas e elucidativas”, concluiu. 


 

Artigos Relacionadas

POSSE DIRETORIA 2019

No dia 25 de janeiro de 2019 aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria da SBOT-BA.

JORNADA DE BARREIRAS

Dias 30 de novembro e 01 de dezembro foi realizado em Barreiras - BA...

Ver Agenda Completa

Facebook

fb.com/sbotba

Maps

Localização

Copyright © SBOT-BA. Todos os direitos reservados.