Todas as Edições

SBOT-BA cria medalha em homenagem a Benjamim Salles

Publicado: 28 de Maio de 2019

A Sociedade de Ortopedia e Traumatologia da Bahia (SBOT-BA) criou em 2019, na gestão do presidente Dr. Rogerio Meira Barros, a medalha de Mérito Médico, que será entregue em cada um dos simpósios da entidade realizados este ano para homenagear personalidades da ortopedia.

 

A medalha intitulada Benjamim Salles foi criada em homenagem ao médico Benjamim Rocha Salles, em reconhecimento da sua importância para a ortopedia e traumatologia baiana.

 

Benjamim Rocha Salles, nascido no dia 3 de março de 1904, na cidade de Salvador, filho de Eloísa da Rocha e Antônio de Seixas Salles, é considerado responsável pelo início histórico da Ortopedia e Traumatologia no Estado da Bahia.

 

Após concluir os estudos preparatórios, em 1924, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em Medicina em 1929, 113ª turma. Nesse período, foi colega de classe de: Alfredo Bahia Monteiro, Lafayete Coutinho, Aristóteles Calazans Simões (um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Alagoas), dentre outras figuras de renome.

 

Ao terminar o curso de medicina, deslocou-se para a cidade de Caldas do Cipó, onde exerceu a clínica e colheu um vasto material para sua tese de doutorado, intitulada “Águas termo-radiativas de Caldas de Cipó”.
Foi assistente da 2ª cadeira de Anatomia da Faculdade de Medicina, estagiou no Serviço de Cirurgia Infantil e Ortopedia do Professor Resende Puech, em São Paulo, e em 1950, após voltar para Salvador, tornou-se Professor Titular da Cadeira Cirúrgica Infantil e Ortopedia, com a tese “Pé eqüino varo congênito”.

 

Com a inauguração do Hospital das Clínicas, em 1952, e sua vinculação à Universidade da Bahia, o Professor Benjamim Salles transferiu o Serviço de Cirurgia Infantil e Ortopedia, do Hospital Santa Isabel, para estas novas instalações na Ala Cdo 4º andar, com capacidade para 20 leitos, com duas enfermarias, três quartos e uma área para o serviço de enfermagem. No subsolo do prédio, foi instalado o ambulatório para atendimento de pacientes externos eletivos, o qual funcionava quatro dias por semana. No Hospital Santa Isabel da Santa Casa de Misericórdia, permaneceu como Chefe de Serviço de Ortopedia, o Professor Sodré Martins. Em 1960, este serviço do Hospital das Clínicas foi ampliado, transformando-se no Serviço de Ortopedia e Traumatologia, direcionando suas atividades para os conceitos atualizados da época. 

 

Além de buscar melhores condições para atender os pacientes, Benjamim Salles também se preocupava com a qualificação dos seus assistentes, com isso ele convidava professores de outros estados e até de outros países para seminários, simpósios e cursos de curta duração.

Artigos Relacionadas

POSSE DIRETORIA 2019

No dia 25 de janeiro de 2019 aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria da SBOT-BA.

JORNADA DE BARREIRAS

Dias 30 de novembro e 01 de dezembro foi realizado em Barreiras - BA...

Ver Agenda Completa

Facebook

fb.com/sbotba

Maps

Localização

Copyright © SBOT-BA. Todos os direitos reservados.